| Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte |
|
|
| Autor |
Mensagem |
|
Bruno [Webmaster] Site Admin

Registo: 08 Jul 2005 Mensagens: 5534 Local/Origem: Lisboa
|
Colocada: Ter Dec 06, 2005 6:32 pm Assunto: Clio Williams - A História! |
|
|
O Clio Williams foi sem dúvida inspirado no "nosso" Renault 5 GT Turbo.
Nasceu no ano de 1993, quando nesse tempo já existia o Clio 16v, já sem a tecnologia turbo que fez furor e dores de cabeça nos anos 80 (como todos nós sabemos).
O Williams apareceu devido à competição automóvel, mais precisamente ao Grupo N do campeonato de Ralis de França no ano de 93, já que o Clio 16v com motor 1.8 de 137cv não satisfazia a Renault para essa competição. Para além disso era agora possível subir a cilindrada de 1.8 para 2000cc sem problemas de maior, aumentando assim a potência para 150cv em vez dos 137cv do 16v.
Surge daqui o Clio Williams, evocando a ligação entre a Renault e a Williams na Fórmula 1 nesse tempo.
Na zona que rodeava o motor, destacava-se a caixa de velocidades originária do Renault 19 TD, sendo esta mais resistente, tal como alguns componentes mecânicos preparados propositadamente para a competição. A suspensão traseira foi também melhorada (esta foi criada da base da usada no Renault 5 GT Turbo que já tinha prestações fora no normal para a época). O 19 16v foi também usado para a suspensão frontal do Williams, daí a origem dos alargamentos na carroçaria do Clio e posteriormente as belas jantes douradas!
Foram fabricados 3800 Clios Williams na 1ª fase da sua produção, já que era para ser uma série limitada e numerada, mas devido ao grande sucesso deste carro a Renault continuou a produção do mesmo, deixando vários clientes insatisfeitos pois pensaram na altura terem adquirido um carro obrigatóriamente clássico e exclusivo.
O interiores eram idênticos ao 16v, destacando-se os estofos desportivos e exclusivos com o poderoso W bordado no mesmo!
Ainda assim, o Clio Williams é em todos os aspectos um automóvel brilhante, divertido de conduzir, eficaz, e acima de tudo sem igual na sua classe. É ainda hoje relembrado pois é sem duvida um dos melhores tracção dianteira de todos os tempos... Mais de 10 anos depois do inicio da sua produção, o Williams continua a ter um comportamento em curva fora do comum e é uma das pérolas da Renault... é Ouro sobre Azul!
|
 |
|
knox R5 GTR
Registo: 17 Out 2005 Mensagens: 222
|
Colocada: Qua Dec 07, 2005 3:11 am Assunto: |
|
|
| é um carro de sonho sem dúvida! já não se fazem carros assim hoje em dia |
|
| Voltar acima |
|
 |
|
ytaky R5 GT Turbo

Registo: 07 Out 2005 Mensagens: 1040 Local/Origem: Angra do Heroismo / 3ª / Açores
|
Colocada: Qua Dec 07, 2005 1:19 pm Assunto: |
|
|
São simplesmente LINDOS.. no meu ver é deixar fikar de orige...exteriormente falando, claro  _________________ .............::::::::::::::* Super5 GT turbo *::::::::::::::............
 |
|
| Voltar acima |
|
 |
|
sponkgtt R5 GT Turbo

Registo: 01 Set 2005 Mensagens: 1885 Local/Origem: Lisboa
|
Colocada: Qua Dec 07, 2005 1:29 pm Assunto: |
|
|
andei á procura de willi´s em vez do gtt mas é mt mais caro optei pelo gtt, é mais nervoso  _________________
 |
|
| Voltar acima |
|
 |
|
GTtDreamer R5 GT Turbo

Registo: 02 Set 2005 Mensagens: 3720 Local/Origem: Agualva-Cacém
|
Colocada: Qua Dec 07, 2005 4:45 pm Assunto: |
|
|
É verdade... ouro sobre azul!!!  _________________

O GT turbo não é um carro, é um companheiro!!! |
|
| Voltar acima |
|
 |
|
np24wk R5 GT Turbo
Registo: 02 Set 2005 Mensagens: 1397
|
Colocada: Qua Dec 07, 2005 10:17 pm Assunto: |
|
|
simplesmente lindo, espetacular... _________________
 |
|
| Voltar acima |
|
 |
|
Luwi R5 GTX

Registo: 14 Set 2005 Mensagens: 358 Local/Origem: Lisboa
|
Colocada: Dom Dec 11, 2005 11:16 pm Assunto: |
|
|
Bom trabalho Bruno!!
Em relaçao á fase inicial terem sido fabricados 3800(os quais numerados) nao tenho a certeza, pois algumas revistas da époka assim o diziam, e outras nao. Certo é k foram lançados em portugal em setembro '93, e o meu é de nov'93 e é numero 4mil cento e pouko... Deskonfio k pensaram em 3800, mas qd os produziram, fizeram logo os 5mil numerados... isto digo eu, klaro.  _________________ People change, Clio Williams doesn´t...
´93 Clio Williams
´95 Clio 1.9dt |
|
| Voltar acima |
|
 |
|
Luwi R5 GTX

|
Colocada: Dom Dec 11, 2005 11:20 pm Assunto: |
|
|
ah, e foi também para comemorar, por a Renault/Williams terem sido campeoes de F1, nesse ano. _________________ People change, Clio Williams doesn´t...
´93 Clio Williams
´95 Clio 1.9dt |
|
| Voltar acima |
|
 |
|
Bruno [Webmaster] Site Admin

Registo: 08 Jul 2005 Mensagens: 5534 Local/Origem: Lisboa
|
Colocada: Seg Dec 12, 2005 12:24 am Assunto: |
|
|
Qnt a numeros de produção nao sei ao certo, isto foi 1 mistura de documentos acerca do Clio Williams e fiz este texto.
Dizia também que o unico carro comparável ao Williams da sua classe em comportamento em curva e agradibilidade era o Lotus Elise!  _________________
 |
|
| Voltar acima |
|
 |
|
PauloV8 R5 GT Turbo

Registo: 02 Set 2005 Mensagens: 2841 Local/Origem: Via Láctea
|
Colocada: Seg Dec 12, 2005 3:26 am Assunto: |
|
|
Mais um pequeno pormenor: a questão do williams aparecer por necessidades da competição é verdade mas o problema não era em grupo N mas sim em Grupo A. Os regulamentos permitiam motores até 2000cc o que fazia com que os melhores da classe já superassem largamente os 200cv's enquanto que a renault até então a correr com o clio 16v estava um pouco limitada em termos de potência pois os 1764cc do clio 16v não permitiam ir além dos 190/200cv's. O facto de Nigel Mansell ter sido campeão de F1 nesse ano fez com que os homens do marketing decidissem aproveitar-se desse facto para dar um nome especial á versão 2.0 16v do clio.
A produção inicial numerada foi de 5000 unidades.
Luis meu ganda toni o teu carro não é nada o 4 mil cento e tal. Apesar de saber bem o numero certo não o vou divulgar pois podes levar a mal mas trata-se do 4 mil TREZENTOS e tal... Já nem te lembras do numero do carro oh crl, mas á hora que escreveste este post eu até te desculpo pq já devias estar era na caminha...  _________________ Understeer is hitting the wall with the front of the car
Oversteer is hitting the wall with the rear of the car
Horsepower is how fast you hit the wall
Torque is how far you push the wall |
|
| Voltar acima |
|
 |
|
vavavum R5 GT Turbo
Registo: 01 Set 2005 Mensagens: 1111 Local/Origem: Telford, Inglaterra
|
Colocada: Seg Dec 12, 2005 8:22 pm Assunto: |
|
|
| Lindo, mas quando e que a RENAULT vai fazer outro"parecido"? |
|
| Voltar acima |
|
 |
|
Luwi R5 GTX

|
Colocada: Seg Dec 12, 2005 10:52 pm Assunto: |
|
|
f...asss nao me perdoam uma!!!
Agora cm ele nao tá ao pé de mim, até me confundo tdo no numero...
Era só pa vos enganar..lololol
Fikem..  _________________ People change, Clio Williams doesn´t...
´93 Clio Williams
´95 Clio 1.9dt |
|
| Voltar acima |
|
 |
|
clio16s R5 L
Registo: 20 Nov 2005 Mensagens: 30
|
Colocada: Qua Dec 14, 2005 3:09 pm Assunto: |
|