| Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte |
|
|
| Autor |
Mensagem |
|
Bruno [Webmaster] Site Admin

Registo: 08 Jul 2005 Mensagens: 5391 Local/Origem: Lisboa
|
Colocada: Ter Dec 06, 2005 6:32 pm Assunto: Clio Williams - A História! |
|
|
O Clio Williams foi sem dúvida inspirado no "nosso" Renault 5 GT Turbo.
Nasceu no ano de 1993, quando nesse tempo já existia o Clio 16v, já sem a tecnologia turbo que fez furor e dores de cabeça nos anos 80 (como todos nós sabemos).
O Williams apareceu devido à competição automóvel, mais precisamente ao Grupo N do campeonato de Ralis de França no ano de 93, já que o Clio 16v com motor 1.8 de 137cv não satisfazia a Renault para essa competição. Para além disso era agora possível subir a cilindrada de 1.8 para 2000cc sem problemas de maior, aumentando assim a potência para 150cv em vez dos 137cv do 16v.
Surge daqui o Clio Williams, evocando a ligação entre a Renault e a Williams na Fórmula 1 nesse tempo.
Na zona que rodeava o motor, destacava-se a caixa de velocidades originária do Renault 19 TD, sendo esta mais resistente, tal como alguns componentes mecânicos preparados propositadamente para a competição. A suspensão traseira foi também melhorada (esta foi criada da base da usada no Renault 5 GT Turbo que já tinha prestações fora no normal para a época). O 19 16v foi também usado para a suspensão frontal do Williams, daí a origem dos alargamentos na carroçaria do Clio e posteriormente as belas jantes douradas!
Foram fabricados 3800 Clios Williams na 1ª fase da sua produção, já que era para ser uma série limitada e numerada, mas devido ao grande sucesso deste carro a Renault continuou a produção do mesmo, deixando vários clientes insatisfeitos pois pensaram na altura terem adquirido um carro obrigatóriamente clássico e exclusivo.
O interiores eram idênticos ao 16v, destacando-se os estofos desportivos e exclusivos com o poderoso W bordado no mesmo!
Ainda assim, o Clio Williams é em todos os aspectos um automóvel brilhante, divertido de conduzir, eficaz, e acima de tudo sem igual na sua classe. É ainda hoje relembrado pois é sem duvida um dos melhores tracção dianteira de todos os tempos... Mais de 10 anos depois do inicio da sua produção, o Williams continua a ter um comportamento em curva fora do comum e é uma das pérolas da Renault... é Ouro sobre Azul!
|
 |
|
knox R5 GTR
Registo: 17 Out 2005 Mensagens: 223
|
Colocada: Qua Dec 07, 2005 3:11 am Assunto: |
|
|
| é um carro de sonho sem dúvida! já não se fazem carros assim hoje em dia |
|
| Voltar acima |
|
 |
|
ytaky R5 GT Turbo

Registo: 07 Out 2005 Mensagens: 1026 Local/Origem: Angra do Heroismo / 3ª / Açores
|
Colocada: Qua Dec 07, 2005 1:19 pm Assunto: |
|
|
São simplesmente LINDOS.. no meu ver é deixar fikar de orige...exteriormente falando, claro  _________________ .............::::::::::::::* Super5 GT turbo *::::::::::::::............
 |
|
| Voltar acima |
|
 |
|
sponkgtt R5 GT Turbo

Registo: 01 Set 2005 Mensagens: 1841 Local/Origem: Lisboa
|
Colocada: Qua Dec 07, 2005 1:29 pm Assunto: |
|
|
andei á procura de willi´s em vez do gtt mas é mt mais caro optei pelo gtt, é mais nervoso  _________________
 |
|
| Voltar acima |
|
 |
|
GTtDreamer R5 GT Turbo

Registo: 02 Set 2005 Mensagens: 3425 Local/Origem: Agualva-Cacém
|
Colocada: Qua Dec 07, 2005 4:45 pm Assunto: |
|
|
É verdade... ouro sobre azul!!!  _________________
O GT turbo não é um carro, é um companheiro!!! |
|
| Voltar acima |
|
 |
|
np24wk R5 GT Turbo
Registo: 02 Set 2005 Mensagens: 1396
|
Colocada: Qua Dec 07, 2005 10:17 pm Assunto: |
|
|
simplesmente lindo, espetacular... _________________
 |
|
| Voltar acima |
|
 |
|
Luwi R5 GTX

Registo: 14 Set 2005 Mensagens: 350 Local/Origem: Lisboa
|
Colocada: Dom Dec 11, 2005 11:16 pm Assunto: |
|
|
Bom trabalho Bruno!!
Em relaçao á fase inicial terem sido fabricados 3800(os quais numerados) nao tenho a certeza, pois algumas revistas da époka assim o diziam, e outras nao. Certo é k foram lançados em portugal em setembro '93, e o meu é de nov'93 e é numero 4mil cento e pouko... Deskonfio k pensaram em 3800, mas qd os produziram, fizeram logo os 5mil numerados... isto digo eu, klaro.  _________________ People change, Clio Williams doesn´t...
´93 Clio Williams
´95 Clio 1.9dt |
|
| Voltar acima |
|
 |
|
Luwi R5 GTX

|
Colocada: Dom Dec 11, 2005 11:20 pm Assunto: |
|
|
ah, e foi também para comemorar, por a Renault/Williams terem sido campeoes de F1, nesse ano. _________________ People change, Clio Williams doesn´t...
´93 Clio Williams
´95 Clio 1.9dt |
|
| Voltar acima |
|
 |
|
Bruno [Webmaster] Site Admin

Registo: 08 Jul 2005 Mensagens: 5391 Local/Origem: Lisboa
|
Colocada: Seg Dec 12, 2005 12:24 am Assunto: |
|
|
Qnt a numeros de produção nao sei ao certo, isto foi 1 mistura de documentos acerca do Clio Williams e fiz este texto.
Dizia também que o unico carro comparável ao Williams da sua classe em comportamento em curva e agradibilidade era o Lotus Elise!  _________________
 |
|
| Voltar acima |
|
 |
|
PauloV8 R5 GT Turbo
Registo: 02 Set 2005 Mensagens: 2567
|
Colocada: Seg Dec 12, 2005 3:26 am Assunto: |
|
|
Mais um pequeno pormenor: a questão do williams aparecer por necessidades da competição é verdade mas o problema não era em grupo N mas sim em Grupo A. Os regulamentos permitiam motores até 2000cc o que fazia com que os melhores da classe já superassem largamente os 200cv's enquanto que a renault até então a correr com o clio 16v estava um pouco limitada em termos de potência pois os 1764cc do clio 16v não permitiam ir além dos 190/200cv's. O facto de Nigel Mansell ter sido campeão de F1 nesse ano fez com que os homens do marketing decidissem aproveitar-se desse facto para dar um nome especial á versão 2.0 16v do clio.
A produção inicial numerada foi de 5000 unidades.
Luis meu ganda toni o teu carro não é nada o 4 mil cento e tal. Apesar de saber bem o numero certo não o vou divulgar pois podes levar a mal mas trata-se do 4 mil TREZENTOS e tal... Já nem te lembras do numero do carro oh crl, mas á hora que escreveste este post eu até te desculpo pq já devias estar era na caminha...  |
|
| Voltar acima |
|
 |
|
vavavum R5 GT Turbo
Registo: 01 Set 2005 Mensagens: 1101 Local/Origem: Telford, Inglaterra
|
Colocada: Seg Dec 12, 2005 8:22 pm Assunto: |
|
|
| Lindo, mas quando e que a RENAULT vai fazer outro"parecido"? |
|
| Voltar acima |
|
 |
|
Luwi R5 GTX

|
Colocada: Seg Dec 12, 2005 10:52 pm Assunto: |
|
|
f...asss nao me perdoam uma!!!
Agora cm ele nao tá ao pé de mim, até me confundo tdo no numero...
Era só pa vos enganar..lololol
Fikem..  _________________ People change, Clio Williams doesn´t...
´93 Clio Williams
´95 Clio 1.9dt |
|
| Voltar acima |
|
 |
|
clio16s R5 L
Registo: 20 Nov 2005 Mensagens: 30
|
Colocada: Qua Dec 14, 2005 3:09 pm Assunto: |
|